Parceria Internacional.
Projeto financiado pelo programa Civil Society Solidarity Fund for NCDs and COVID-19 desenvolvido pela NCD Alliance.
Inscrições até o dia 15/10/2021
ou quando encerrarem as vagas
Em parceria com a ACT Promoção da Saúde, o Programa Parcerias Municipais oferece a Capacitação EAD de Advocay e Política Públicas para o Enfrentamento das DCNTs (Doenças Crônicas não Transmissíveis). O projeto é financiado pelo programa Civil Society Solidarity Fund por NCDs and Covid-19, desenvolvido pela NCD Alliance. São mil vagas destinadas a gestores públicos para apoiar os municípios no enfrentamento dessas doenças que são causa de mais de 70% das mortes no Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Serão quatro turmas de 250 alunos.
Sobre o curso
O curso tem como objetivo capacitar gestores municipais de áreas estratégicas das prefeituras municipais, além de representantes da sociedade civil, compartilhando as melhores ferramentas e práticas de Advocacy para construção de ações estratégicas, de alto impacto, para o enfrentamento e prevenção das DCNTs (doenças crônicas não transmissíveis).
Inscrição e data de início das aulas
As inscrições para a turma estão disponíveis a partir do dia 21/11/2021.
As discussões em fóruns, aplicações de exercícios e trabalho de conclusão ocorrerão no período de dois meses após a disponibilização do conteúdo na plataforma EAD.
Os conteúdos das videoaulas estarão disponíveis na plataforma EAD a partir de 16/08/2021.
Para quem é?
O município pode cadastrar até quatro pessoas, sendo preferencialmente o representante municipal no Programa Parcerias, um representante da área da saúde, um representante da área da educação e um representante da sociedade civil vinculado ao Conselho Municipal de Saúde.
Como acontece?
Com uma metodologia atual e dinâmica, o curso é composto por vídeo-aulas em EAD (Ensino a Distância), com abordagem de aspectos teóricos, além de exemplos práticos, exercícios e discussão em fóruns. No final do curso, o grupo indicado pelo município deverá elaborar um plano de ação de intervenção, com auxílio das ferramentas da plataforma do curso, para a conclusão e recebimento de certificado.
Programa e carga horária
-
Introdução às DCNTs e sua relação com a Covid-19 (20min aprox.);
-
Agenda 2030, um roteiro de desenvolvimento sustentável e referências de ação diante das DCNTs (20min aprox.);
-
Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das DCNTs no Brasil (20min aprox.);
-
Papel dos gestores públicos durante e depois da pandemia de COVID-19 (20min aprox.);
-
Fator de risco: Tabagismo (20min aprox.);
-
Fator de risco: Alimentação inadequada (20min aprox.);
-
Fator de risco: Álcool (20min aprox.);
-
Fatores de risco: Inatividade física e Poluição do ar (20min aprox.);
-
Como fazer advocacy em diferentes esferas: oportunidades, desafios e habilidades a desenvolver (20min aprox.);
-
Importância da comunicação e participação social na construção de estratégias para deter as DCNTs (20min aprox.);
-
Como identificar e evitar conflitos de interesses na elaboração de políticas públicas? (20min aprox.);
-
O papel dos Conselhos Municipais, da rede de saúde dos municípios e dos demais segmentos organizados das áreas sociais e ambientais (20min aprox.);
-
Elaboração do Plano de Advocacy para a promoção de políticas públicas para o enfrentamento das DCNTs (20min aprox.);
-
Implementação e monitoramento do Plano de Advocacy(20min aprox.).
Carga horário total – 30 horas*
*tempo estimados considerando os exercícios propostos, participação nos fóruns e trabalho de conclusão do curso
Grade curricular
Instituições responsáveis
ACT Promoção da Saúde
Organização não governamental que atua na promoção e defesa de políticas de saúde pública, especialmente nas áreas de controle do tabagismo, alimentação saudável, controle do álcool e atividade física. Esse trabalho é realizado por meio de ações de advocacy, que incluem incidência política, comunicação, mobilização, formação de redes e pesquisa, entre outras.
A Unidade de Gestão de Projetos / Capacitação - UGP
Grupo de assessoria ao Gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Regional, responsável pelo acompanhamento de projetos e capacitação de servidores municipais em assuntos de cooperação entre o governo do Estado de São Paulo e os municípios paulistas.
A Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo
Órgão da Secretaria de Estado da Saúde responsável pelo planejamento das ações que proporcionam o conhecimento, a detecção e a prevenção de quaisquer mudanças nos fatores determinantes do processo de saúde individual e coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar medidas de prevenção e controle de doenças e agravos.
A Unidade de Coordenação de Projetos da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo
Departamento responsável pelo planejamento, coordenação, acompanhamento, avaliação e execução de ações e atividades para fortalecimento da gestão estadual da saúde em consonância com os objetivos estratégicos das ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da agenda 2030 da ONU.