Com inscrições até dia 22 de novembro, o concurso Innopolis premiará os municípios que
adotaram medidas inovadoras para enfrentar os desafios urbanos das cidades.
O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) lançou o Concurso de Inovação Urbana Innopolis 2020 para premiar governos e agências de desenvolvimento que implantaram boas práticas para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos dos municípios da América Latina e do Caribe.
Com inscrições abertas até o dia 22 de novembro, são aceitos projetos concluídos ou em fase de implantação pelas agências de desenvolvimento ou governo. O objetivo é destacar a boa capacidade de gestão e de inovação das cidades, disseminando a experiência adquirida para que possa ser compartilhada e reaplicada em outros municípios. Serão consideradas iniciativas ligadas em cinco áreas temáticas: Covid-19; Reativação econômica e emprego local; Habitação; Mobilidade e conectividade; e Sustentabilidade urbana e economia circular.
“Consideramos esta, uma excelente oportunidade para os municípios paulistas apresentarem suas boas práticas e inspirar outros gestores, que no fundo é o grande objetivo desse concurso. Pelo Programa Parcerias pudemos conhecer valiosas experiências que impactaram positivamente a vida dos cidadãos e queremos incentivar que essas iniciativas sejam disseminadas”, afirma Renan Bastianon, coordenador do Programa Parcerias Municipais.
Para auxiliar no processo de inscrição, o Programa Parcerias produziu um vídeo com apoio da Secretaria de Relações Internacionais, que traz um tutorial orientando como preencher cada etapa no processo de inscrição. “Na verdade, o preenchimento do formulário é bastante simples, mas é importante que o participante tenha as informações e documentação do que foi realizado, bem como dos resultados alcançados, pois é o que em suma é solicitado em concursos dessa natureza. Para os projetos em andamento é importante documentar as ações já realizadas, as que estão em curso, e fundamentar concretamente os resultados que se pretende alcançar”, explica Layla Palis, assessora da Secretaria de Relações Internacionais.
As 10 propostas classificadas serão apresentadas em um workshop e convertidas em uma série de estudos de caso que serão publicados em diferentes canais de divulgação do BID. Ao final serão selecionadas três propostas vencedoras que receberão a premiação em março de 2021. Além do reconhecimento formal pelo BID, esses municípios terão a oportunidade de realizar um programa de intercâmbio com uma cidade da Europa reconhecida por questões de inovação urbana.
Assista ao vídeo com o tutorial e participe!
Inscreva seu município no Innopolis 2020:
Comments