top of page

RADAR

PARCERIAS

Esta área é destinada a informações sobre editais e oportunidades para os municípios terem acesso a recursos de instituições nacionais e internacionais. É mais uma maneira de o Programa Parcerias contribuir com os municípios para a elaboração e viabilização de seus planos de ação.

Imagem_Para participar-13.png

Bloomberg Philanthropies oferece prêmio de US$ 1 mi a ideias inovadoras pós Covid-19

O Desafio Global de Prefeitos de 2021 é destinado a cidades com mais de 100 mil habitantes e vai premiar as 15 ideias vencedoras. As 500 primeiras cidades que se inscreverem concorrerão ao prêmio.

Cidades com mais de 100 mil habitantes do mundo todo podem concorrer ao Desafio Global de Prefeitos 2021, lançado pela fundação americana Bloomberg Philantropies. A proposta é identificar as 50 soluções urbanas mais inovadoras surgidas após a pandemia da Covid-19 e premiar 15 cidades vencedoras com US$ 1 milhão cada para ajudar a implementar suas ideias inovadoras e espalhar essas iniciativas a outras cidades em escala global.

“Muitas medidas foram adotadas pelas cidades em todo Brasil. Especialmente, no estado de São Paulo, contamos com cerca de 80 cidades com mais de 100 mil habitantes com potencial para participar, dividir suas experiências e, quem sabe, ser agraciado com o prêmio de US$ 1 milhão. É uma importante oportunidade e nós, do Parcerias, estamos prontos a contribuir para potencializar essa participação”, comenta Renan Bastianon, coordenador do Programa Parcerias Municipais.

Para participar, é preciso preencher um formulário disponível no site da Bloomberg Philantropies (https://bloombergcities.jhu.edu/mayors-challenge ) demonstrando interesse em aderir ao programa. As 500 primeiras cidades que enviarem o formulário preenchido, cumprindo o critério de participação (mais de 100 mil habitantes), receberão acompanhamento para preparação de suas propostas que deverão ser submetidas até dia 21 de março de 2021.

Essas ideias podem estar em qualquer estágio de implementação, mas devem ter potencial para um impacto significativo e a capacidade de se espalhar para outras cidades. Para seleção das ideias serão levados em conta quatro critérios:

  1. VISÃO: As ideias devem ser ousadas, criativas e, o mais importante, devem abordar as questões mais urgentes que sua cidade enfrenta hoje.

  2. IMPACTO: Para serem bem-sucedidas, as ideias devem ter o potencial de melhorar significativamente a vida dos cidadãos.

  3. IMPLEMENTAÇÃO: Embora os planos de implementação possam não estar totalmente desenvolvidos, as cidades devem demonstrar seu compromisso e um caminho viável para concretizar suas ideias. Isso inclui obter o apoio dos cidadãos e das principais partes interessadas.

  4. TRANSFERÊNCIA: As ideias vencedoras devem ter potencial para se espalhar e ter sucesso em outras cidades. As questões abordadas devem ser oportunas, relevantes e devem abordar os problemas enfrentados por outras cidades.

 

“Esta é nossa primeira competição global, aberta a cidades em todo o mundo com população de 100.000 habitantes ou mais. Para encontrar os líderes da cidade onde eles estão, o Desafio de Prefeitos deste ano é um pouco diferente de nossas competições anteriores. As cidades não precisarão começar do zero com uma ideia totalmente nova. Em vez disso, a competição deste ano está aberta a todas as ideias ousadas que surgiram do período de pandemia, sejam elas já lançadas ou apenas uma ideia em um guardanapo. Também estamos focados em encontrar ideias que abordem os principais desafios que as cidades enfrentam em 2020: melhorar a saúde pública e o bem-estar dos residentes, impulsionar a recuperação econômica inclusiva, combater as mudanças climáticas e garantir justiça para todos”, explica James Anderson, líder do programa de inovação governamental da Bloomberg Philantropies, em texto de apresentação do desafio.

Calendário do programa

11 de janeiro de 2021:

Lançamento do desafio.

Janeiro a março de 2021:

Adesão ao desafio (participarão as 500 primeiras cidades que se inscreverem);

Série de encontros virtuais com especialistas para orientação sobre a participação do desafio.

21 de março de 2021:

Envio da ideia.

Junho de 2021:

Divulgação das 50 ideias selecionadas.

Junho a outubro de 2021:

50 cidades campeãs receberão financiamento e suporte especializado para melhorar suas ideias.

Outubro de 2021:

Reenvio da ideia.

Final de 2021:

As 15 cidades vencedoras receberão US$ 1 milhão cada para aplicar em sua ideia.

Janeiro de 2022 a dezembro de 2023:

Os vencedores do grande prêmio receberão suporte especializado para implementar e divulgar sua ideia vencedora para outras cidades.

Mais informações e inscrição:

https://bloombergcities.jhu.edu/mayors-challenge

bottom of page